terça-feira, 14 de setembro de 2010

Ai Flores do Verde-Rey


Para a memória removo
Tudo o que sei e não sei
Vou-me à história a’junto o povo
Que de novo aclame o rei
E vem o rei ter comigo
Vem fascinar-me outra vez
Entre cantigas de amigo
E trovas de amor cortês
Vem talhar-nos o caminho
Rasgá-lo de lés a lés
Conquistar mato maninho
Pra lavouras e marés

Graças ao ritmo e à rima
Inspirou paz e sossego
Trepou pl’o sonho acima
E ganhou-lhe tal apego
Que lançou capa e batina
Sobre os ombros do mondego
O plantio azul marinho
Inda’gora jaz de pé
Ai flores do verde pinho
Dizei, dizei-me baixinho
El-Rei , ai Deus iué

Verdejam vale montanha
Lá vai mastro lá proa
Já na terra o mar se banha
E a Desenha e a Coroa
Já o Céu nos acompanha
E de Velas se povoa
Toda a alma do Pessanha
Port-voz da de Pessoa
Porque não vem ter comigo
Não comparece outra vez
Entre cantigas de amigo
E Trovas de Amor cortês

[Rodrigo Emilio]

Sem comentários:

Enviar um comentário